segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Feriado para todos os gostos


Muitos niteroienses resolveram curtir a quinta-feira santa. O estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Niterói deram ponto facultativo já na quinta-feira, o que permitiu que muitas pessoas começassem a desfrutar a folga um dia antes. Quem pôde começou a aproveitar praias, museus e parques ontem mesmo

Os que optaram pelo Campo de São Bento, em Icaraí, encontraram um clima ameno e com muitas famílias curtindo o começo de feriado. Euclides Duque, aposentado de 65 anos, aproveitou para levar o netinho Tito, de 4, para brincar no parquinho do campo. “De vez em quando eu trago ele aqui no Campo de São Bento. Hoje eu vim aproveitar o feriado”, comenta.

“Eu estou de folga hoje, peguei minha sobrinha e resolvi vir para o campo. Eu moro perto e costumo vir aqui. O clima é agradável, é um bom programa para o feriado”, comenta Vânia Côrrea, de 32 anos, analista de TI que passeava com a sobrinha Irene, de 4.

Em Itacoatiara, na Região Oceânica, uma das praias mais procuradas pelos niteroienses, muita gente aproveitou o dia para relaxar. “Nossa!!! Hoje meu gerente me deu folga porque eu excedi as horas extras, aí eu vou poder emendar os quatro dias! Eu estou aproveitando para caminhar na praia, passear com o cachorro. Para a gente que fica trancado o dia todo no ‘concreto’ um dia inteiro assim é muito bom”, diz a bancária Solange Gonçalves, de 59 anos, que dá o segredo para a felicidade: “Sol, mar e água de coco!”

Outra grande atração de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, é uma excelente opção para o feriado tanto pelas suas exposições quanto pela bela arquitetura assinada por Oscar Niemeyer. “Eu vim dar uma palestra e aproveitei para conhecer o Rio de Janeiro. Aqui é lindo! Eu e minha esposa vamos ficar no Rio até a madrugada de domingo, então vamos pegar parte da Páscoa”, comenta o argentino Pablo Mastropascoa, arquiteto de 47 anos, admirado com a beleza de Niterói.

Já o artista plástico Alberto Ugarte, de 63 anos, também argentino, se disse apaixonado pelo espaço. “Essa é a segunda vez que eu venho ao MAC. Eu adoro a arquitetura. Sou advogado aposentado e estou no Brasil para fazer turismo, eu só volto para Buenos Aires na segunda-feira”.

As aulas na Universidade Federal Fluminense (UFF) e em escolas estaduais e municipais também foram suspensas.

Expediente normal - Mas nem todos puderam começar o feriadão mais cedo. Muitas pessoas tiveram expediente normal em seus trabalhos enquanto parte da cidade já curtia a folga. “Hoje eu trabalho normalmente, nem vai dar para sair mais cedo. Mas os preparativos para a Páscoa estão indo bem. Vou passar o feriado em casa com a minha família. Vai ser tudo ótimo”, disse a operadora de micro, Gisselia Santos, de 44 anos.

Na manhã de ontem, o movimento no Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói, era grande mas sem atrasos. “Eu vou para Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo. Sempre que tem um feriado eu vou, só assim vejo a minha mãe. São seis horas de viagem!”, comenta a dona de casa Helena Torres, 46 anos.

Segundo o supervisor do Terminal, Luciano dos Santos, são esperadas mais de 17 mil pessoas durante o feriado. “Essa operação começou ontem e vai até segunda-feira, dia nove. Os destinos mais procurados são a Região dos Lagos, a Região Serrana e o Espírito Santo. O fluxo de pessoas aumenta é na parte da tarde”.

Segundo a administração da rodoviária, o dia de maior movimento será hoje, quando quase 4.700 passageiros deixarão Niterói e 1.165 chegarão. Estão previstos 100 horários extras, dos 2.700 já programados.

Motoristas que viajaram de manhã foram tranquilamente


Quem antecipou a viagem para a Semana Santa encontrou estradas tranquilas e sem grandes retenções pela manhã, apenas a Ponte Rio-Niterói e a Avenida do Contorno foram os trechos com maiores problemas.  Nas pistas BR-101, RJ-106 e na RJ 104 o trânsito permaneceu tranquilo durante toda a manhã desta quinta-feira. À tarde o movimento se intensificou e a Ponte chegou a registrar engarrafamento de oito quilômetros. Outras vias de saída de Niterói apresentaram lentidão por conta do excesso de veículos.

Às 19h de quinta-feira, a Autopista Fluminense registrava lentidão de pelo menos quatro quilômetros na BR-101, entre os quilômetros 316 e 320. No mesmo horário, a Ponte Rio-Niterói apresentava trânsito intenso e lento em toda a extensão no sentido Região dos Lagos e retenção nos acessos à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura. O sentido Rio de Janeiro permaneceu com tráfego normal.

A expectativa é que mais de 268 mil veículos passem pela Ponte em todo o feriado.

A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 entre Niterói e a divisa com o estado do Espírito Santo, preparou uma operação especial para o feriado de Páscoa. O reforço na operação de atendimento ao usuário começou já na quarta-feira e segue até o meio-dia de segunda-feira. A previsão é de que cerca de 90 mil veículos trafeguem nos dois sentidos da BR-101 nos dias de maior movimento. Cerca de 120 profissionais da área da Saúde, incluindo 28 médicos, se revezarão em 12 ambulâncias para atender aos usuários, 24 horas.


Matéria publicada em 06 de abril de 2012 no jornal O Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário