segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dengue tipo 4 já tem 19 casos registrados em Niterói

A  dengue preocupa em Niterói. Dos 51 casos confirmados na cidade, 19 foram da dengue tipo 4 nos bairros de Cantagalo, Fonseca, Piratininga, Santa Rosa, Jurujuba e Charitas. Na próxima quinta-feira está marcada mais uma ação do Mutirão contra a Dengue, às 8h30, no Posto BR de Jardim Fluminense, no Engenho do Mato. O coordenador de área da Região Oceânica da Secretaria Municipal de Saúde, José Mauro, informa que mensalmente é realizada uma reunião para definir quais bairros serão visitados pelo mutirão da Dengue e que um trabalho preventivo é feito. 

Maria Félix, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Cantagalo e Parque da Colina (Amacap), diz que a organização trabalha na conscientização da população. A comunidade é uma das que apresentam o tipo 4 da doença. “Nas reuniões são passados os perigos da dengue, mas parece que as pessoas não acreditam que possa acontecer com elas. Aqui é uma área que tem que ter cuidado, tem gente que armazena água de forma inadequada e acaba gerando um criadouro de mosquito da dengue”, comenta.

Quando há casos suspeitos ou confirmados, o Posto de Saúde informa o endereço para a setor de zoonoses e é realizado o chamado “isolamento” da área, onde o órgão passa produtos para eliminar os mosquitos das proximidades da casa. O supervisor de zoonoses, Décio Paes, destaca a importância do trabalho preventivo nas ruas. “O agente setorizado é bom porque os moradores passam a conhecer o agente e se sentem mais seguros para abrir suas casas”. Os moradores de Niterói estão alertas sobre a doença. “Eu procuro ficar sempre de olho em focos do mosquito, até porque com criança em casa é complicado. Aqui ninguém teve dengue, mas eu sempre retiro o excesso de água dos vasos de plantas.”, diz Suellen Prinet, 28 anos, representante de vendas.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVIG), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o dia 21 de março, foram notificados 949 casos suspeitos de dengue em Niterói.

Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí divulgou o primeiro levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti realizado na cidade. O balanço apontou uma queda de 60% se comparado com o mesmo período de 2011. De acordo com o mapeamento realizado no início deste mês o índice é de 1,7%. Em 2011, o valor ficou em 2,8%. Isso significa que o município está em situação de médio risco de epidemia de dengue segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

Matéria publicada em 26 de março de 2012 no Jornal O Fluminense, disponível no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário