terça-feira, 18 de novembro de 2014

Manguinhos entra em cena no 1º Encontro Internacional de Teatro Comunitário

A comunidade de Manguinhos entrou em cena nesta segunda-feira, 17 de novembro, ao sediar um evento do 1º Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Rio de Janeiro, que estará sendo realizado em várias favelas da cidade. Artistas locais e colombianos se apresentaram para cerca de 40 pessoas no Centro de Referência da Juventude local. A programação conta com a parceria do programa Rio+Social e vai até o próximo dia 25 deste mês.

Uma das atividades da programação do encontro foi o debate sobre o documentário “A batalha do Passinho — o filme”, dirigido por Emílio Domingos, que explicou a origem do funk carioca e como ele deu origem ao ritmo do ‘Passinho’, que é mais acelerado.
“O ‘Passinho’ é um fenômeno dos mais jovens. Ele se espalhou porque um garoto resolveu filmar o que eles faziam em uma festa e hoje rompe as barreiras dos territórios com a internet. Hoje o ‘Passinho’ é conhecido no mundo todo”, disse o diretor.


Cristiana Tepedino, assessora de Mobilização e Parcerias do Rio+Social, disse que Manguinhos tem uma raiz cultural muito forte e a equipe do programa é muito bem articulada com esse processo. “Existe na comunidade um núcleo de pessoas querendo construir uma cena audiovisual, por isso convidamos o Emílio Domingos, (diretor do filme sobre o ‘Passinho’) para participar do evento”, explicou.

O intercâmbio entre os participantes do Encontro foi ressaltado por Cristiana, citando como exemplo a apresentação dos dançarinos do ‘Passinho’. “Foi bacana essa troca. Para nós, é muito importante mostrar o território para eles. O ‘Passinho’ é um movimento muito forte nas comunidades pacificadas; por isso a contribuição deles foi muito interessante”, disse a assessora de Mobilização e Parcerias do Rio+Social.

Para Edilano Cavalcante, agente local do Rio+Social em Manguinhos, disse que o evento internacional de teatro comunitário realizado em Manguinhos “é uma ótima oportunidade para o território se apresentar”. Segundo ele, a comunidade tem vários grupos culturais: teatro, dança skate, entre outros. “Nosso papel aqui foi montar a programação desse dia do Encontro, com artistas locais e validar com os organizadores. A experiência está sendo muito boa.”

Rede internacional de teatro comunitário

O primeiro encontro de teatro comunitário foi realizado em São Paulo, em 2009, com a montagem do espetáculo “El Quixote”, baseado na obra “Dom Quixote de La Mancha”, na versão de Alexandre Garcia. Foram mais de 13 grupos, representando 10 países, com a participação de 80 atores em cena.

“Esse encontro é o encontro do encantamento. Estamos mostrando o encanto da cidade do Rio de Janeiro, do subúrbio, onde as pessoas vivem, lutam e realizam suas ações comunitárias para esses grupos”, disse o diretor artístico do Encontro, Reinaldo Santana.

Organizado pelo Grupo “Entrou por uma porta”, que atua em teatro comunitário no Rio há mais de 25 anos, o 1º Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Rio de Janeiro aborda a diversidade desta forma de elaboração teatral, mostrando o desenvolvimento característico de cada comunidade dos países participantes. Durante o encontro, os grupos de teatro participantes estão convivendo em um ambiente comum, em uma residência artística. Esse intercâmbio tem sido muito interessante para todos.

Elkin Argiro Estrada Gómez, um dos diretores do Teatro Tespys — grupo teatral da cidade El Carmen de Viboral, em Antioquia (Colômbia), que completou 25 anos em 2013 — comentou que achou interessante a oportunidade de vir a conhecer no Rio de Janeiro outros grupos de teatro comunitário, inclusive de seu próprio país. Ele fez questão de ressaltar também a acolhida que o seu grupo teve nas comunidades de Asa Branca e Santa Marta.

Representante de Alagoas, o ator Toni Edson, apresentou o espetáculo “AfroContos, AfroCantos” e comentou as semelhanças entre as peças apresentadas. “É uma experiência muito rica. Conseguimos nos reconhecer. São grupos de diferentes estados do Brasil, e até mesmo de outros países. Mas as lutas e as questões são as mesmas”, afirmou Toni.
O 1º Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Rio de Janeiro é organizado pelo grupo ”Entrou por uma porta”, com a co-produção do Espaço Cultural “Na Era do Rádio”. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Município do Rio; da CEPPIR (Coordenadoria de Promoção das Políticas de Igualdade Racial); do Instituto EIXO Rio; do programa Rio+Social; do Comitê Rio 450; do Serpro; da Funarte; do programa CULTURA VIVA e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC /MINC).

O Rio+Social articulou os grupos locais de Manguinhos para participação no encontro, assim como o local para as apresentações.

- See more at: http://www.riomaissocial.org/2014/11/manguinhos-entra-em-cena-no-1o-encontro-internacional-de-teatro-comunitario/#sthash.SxOsqhoo.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário