quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aterro de Itaoca recebe visita técnica em comunidade de catadores


Um dia após o protesto na escadaria da Assembleia Legislativa dos cerca de 300 ex-catadores do aterro sanitário de Itaoca, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, a deputada estadual Janira Rocha, (PSOL), integrante da Comissão de Saúde da Alerj, e o ambientalista Sérgio Ricardo, fundador do Movimento Baía Viva, realizaram vistoria técnica às comunidades dos catadores.

“Quero fazer com que já na próxima semana equipes do Programa Saúde da Família venham até a comunidade. Mais de 90% das demandas deles são de saúde, eles bebem água com chorume. Além disso precisamos garantir indenização para eles. Em função das doenças acabam incapacitados. Muitos não possuem documentos e isso dificulta encontrar um emprego”, disse a deputada.

O aterro, que fica às margens da Baía de Guanabara, foi desativado em fevereiro. Apesar disso, é possível ver caminhões despejando lixo no local. Segundo a estimativas, ainda há cerca de 800 catadores de materiais recicláveis que permanecem na área.

“São Gonçalo é o segundo maior município do Estado do Rio e não possui programa de coleta seletiva. Essas pessoas deveriam ter sido aproveitadas nesse serviço, pela questão social e porque eles têm um conhecimento especifico adquirido em décadas de trabalho”, comenta o ambientalista Sérgio Ricardo.

Na próxima quinta-feira, haverá uma nova visita ao aterro sanitário por um grupo de parlamentares. Nesse mesmo dia, uma nova audiência pública sobre a questão será marcada. “Agora é mobilizar as pessoas para pressionar o poder público. Nós não somos mais invisíveis”, afirmou Adeir Albino da Silva, o “Nem”, líder comunitário e presidente da cooperativa que reúne ex-catadores.

Matéria publica em 24 de agosto de 2012, disponível no site do jornal O Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário