Muita emoção e religiosidade. Essas foram as marcas da celebração do Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, que possui uma paróquia em Jururuba, Niterói. A colônia de pescadores do bairro é uma das mais tradicionais do Estado. Dentro da programação dedicada ao santo, esteve a barqueata, em que fiéis em embarcações especialmente decoradas acompanharam a imagem de São Pedro num cortejo que saiu de Jurujuba e seguiu até próximo ao Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Boa Viagem. A Barcas S/A disponibilizou uma embarcação que levou um grupo de cerca de 400 devotos.
“Niterói tem um potencial pesqueiro muito grande e é extremamente religiosa. Jurujuba é um bairro de pescadores e reúne qualidades especificas para essa celebração. Isso, além de toda uma mensagem de paz e fraternidade para a cidade”, comentou o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad.
As comemorações em homenagem a São Pedro tiveram início com a alvorada festiva, uma salva de 21 tiros e uma missa seguida de barqueata realizada na Paróquia da Igreja de São Pedro dos Pescadores, na orla de Jurujuba. Depois de apresentações musicais estava marcada a queima do quadro de São Pedro. A festividade vai até amanhã.
Hoje, a partir das 21 horas, e amanhã, a partir das 20 horas, haverá a apresentação de grupos musicais. Além da programação religiosa e das apresentações musicais, a festa conta com barraquinhas de comidas e bebidas. O público poderá ainda se deliciar com um festival de frutos do mar com pratos especiais criados pelos restaurantes locais.
“Eu tenho muita fé em São Pedro e de que as coisas vão melhorar. Ser pescador é uma profissão muito difícil. Sempre quis acompanhar a barqueata de perto. Ainda bem que esse ano teve essa barca”, comentou a dona de casa Maria Alice Muniz de 72 anos, que acompanhou o cortejo da embarcação cedida pela Barcas S/A.
O dia 29 de junho é dedicado a São Pedro e de São Paulo, mas o padroeiro dos pescadores ganha destaque nas celebrações da Paróquia de Jurujuba. Segundo a bíblia seu nome original era Simão e era pescador.
São Pedro e São Paulo os fundadores da Igreja de Roma e os católicos consideram Pedro o primeiro Papa da Igreja Católica.
“Eu venho na barqueata há mais de 20 anos. Sou devota de São Pedro e esse ano eu vim cumprir uma promessa com a minha filha, meu genro e minha neta. Eu estou muito feliz. Essse ano a barqueata foi muito bonita”, elogiou a aposentada Elidi da Costa, de 83 anos.
Acompanharam ainda os festejos os deputados estaduais Rodrigo Neves (PT) e Felipe Peixoto (PDT) e o deputado federal Sergio Zveiter (PSD). Os três são pré-candidados à Prefeitura de Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário