Após causar pânico a moradores de Niterói por conta de uma sequência de crimes ocorridos na noite de quarta-feira, que iniciou em Charitas, passando pela Estrada Velha de Itaipu e terminando em São Francisco, dois dos quatro suspeitos dos crimes foram presos. Um deles chegou a invadir a casa do ex-secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade. De acordo com a polícia, um dos acusados é apontado como sendo o chefe do bando que sequestrou uma van de São Gonçalo e assaltou um posto de gasolina em Itaipu no último dia 9. Os quatro seriam da comunidade do Preventório e um dos que escaparam já foi identificado pela polícia.
“Temos policiamento nas ruas, tanto que no momento que soubemos dos delitos destacamos quatro viaturas ao local, que interromperam a ação criminosa. O espaço deles está diminuindo e em breve vamos expulsar eles daqui. Os bandidos vão ter duas opções: ficar e ser preso ou migrar para outro município”, declara o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Wolney Dias.
Com os homens presos, um de 21 e outro de 24 anos, foram encontrados pertences de várias vítimas, um revólver calibre 38 e nove munições do mesmo calibre. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí), Central de Flagrantes. Segundo a delegada adjunta responsável pela ocorrência, Carina Bastos, os dois responderão a roubo majorado, com agravante de concurso de pessoas, emprego de arma de fogo, privação de liberdade e resistência à prisão.
Terror - A primeira vítima foi atacada por volta das 21h na estação dos Catamarãs, em Charitas, quando saía de carro. Ele foi feito refém, agredido e obrigado a sacar cerca de R$ 1 mil em vários caixas eletrônicos. A vítima relatou à polícia que os bandidos consumiram drogas durante ação e que foram extremamente violentos. Ele foi amarrado e ao pedir para afrouxar a amarra, os bandidos pegaram cacos de vidro para cortar o material e acabaram ferindo ainda mais a vítima.
Depois de liberar a vítima, o grupo atravessou o carro na pista da Estrada Velha de Itaipu para realizar mais assaltos. Eles pararam um carro com uma família de três pessoas e levaram objetos de valor.
“Eles estavam visivelmente drogados, achavam que éramos policiais e perguntavam a todo o momento ‘Cadê a arma? Cadê a arma?”. Levaram joias, dinheiro e meu telefone celular. Colocaram a arma nas nossas cabeças. O valor dos pertences a gente recupera, mas o trauma fica para sempre”, conta Alexandre d’Amato, empresário de 35 anos.
Os bandidos ainda agrediram um outro motorista que ao perceber a ação dos bandidos tentou dar marcha à ré no carro. Os suspeitos atiraram contra o veículo da terceira vítima, não acertaram, mas fugiram com o carro dela. Segundo a PM, quando o grupo desceu a Estrada Velha de Itaipu em direção a São Francisco foi interceptado pelos policiais, houve perseguição que culminou em troca de tiros.
Durante a tentativa de fuga os bandidos bateram de carro próximo a uma lanchonete em São Francisco e fugiram pelas ruas do bairro. Dois, que seguiram em direção à praia, conseguiram fugir, já os outros invadiram uma casa em obras.
Um deles foi preso quando tentava escapar pela frente da casa e o outro pulou o muro e caiu na casa do ex-secretário de Segurança de Niterói, Wolney Trindade. A polícia já havia cercado a área e o capturou minutos depois.
“Eu estava em casa assistindo ao jogo pela televisão quando dois bandidos entraram na casa do vizinho e um deles pulou na minha. O cara não entrou na minha casa, não levou nada, quando eles vieram para cá já caíram na boca do lobo, a polícia já estava atrás deles. Um dos meus cachorros ainda mordeu o bandido. Eles se entregaram porque viram que estavam cercados. A PM agiu muito bem”, comenta o ex-secretário Wolney Trindade.
‘Currículo’ criminoso
O homem de 24 anos foi reconhecido por policiais da 81ª DP (Itaipu) pelo casaco, como participante do sequestro de uma van de São Gonçalo que culminou com um assalto a um posto de gasolina em Itaipu no último dia nove. Depois de reconhecido pelas vítimas o criminoso confessou o crime e já colaborou com a polícia dando os apelidos dos comparsas. Além disso, uma impressão digital do criminoso também foi identificada.
“Os outros dois criminosos vão ser capturados em breve. Agora é uma questão de tempo, temos as imagens deles e os nomes. A prisão de ontem (quarta) foi fundamental”, disse o delegado titular da 81ª DP, Gabriel Ferrando, que aponta o homem identificado como o mais violento. O rapaz de 21 anos preso em São Francisco não foi reconhecido pelas vítimas do assalto ao posto de gasolina.
No caso do início do mês quatro bandidos armados com pistolas sequestraram na madrugada de ontem em Vista Alegre, São Gonçalo, uma van que seguia para Itaboraí com cinco ocupantes. Motorista, cobrador e três passageiros foram agredidos, amarrados e obrigados a deitar no chão do veículo. Depois de circular por horas com os reféns, os criminosos pararam em um posto próximo à 81ª DP (Itaipu) onde também renderam frentistas e funcionários de uma loja de conveniência. Após agredirem as vítimas e roubarem todo o dinheiro, abandonaram a van e fugiram com o carro de um motorista que abastecia e que também acabou agredido. Os frentistas encontraram os reféns e os libertaram.
Matéria publicada em 24 de maio de 2012 no Jornal O Fluminense, disponível no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário