sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Desfile do Grupo de Acesso deve ter disputa acirrada


*Cobertura realizada em conjunto com Ricardo Rigel, Luana Souza, Flávio Oliveira e Lívia Neder.

O desfile do Grupo de Acesso A, que dá direito a uma vaga no Grupo Especial do Carnaval carioca, terminou com pequenos incidentes. As escolas que mais tiveram dificuldades na noite de sábado foram a Estácio de Sá, que teria deixado uma alegoria na dispersão após o desfile e por isso poderá será penalizada pela diretoria da Lesga; a Império Serrano, que terá que pagar uma multa no valor de 20 salários mínimos por ter atrasado a saída das alegorias do barracão para o Sambódromo; e a Cubango, que desfilou com um carro a menos por conta de problemas em um dos tripés da alegoria e que teve o carro "Estação Brasil" entrando na Avenida com muita fumaça.


Cubango faz desfile de gala

A Acadêmicos do Cubango, última escola do desfile do Grupo de Acesso A, enfrentou um problema mesmo antes de entrar na Avenida. O tripé da Comissão de Frente quebrou e não foi utilizado pela escola. Como a Comissão era uma das principais apostas da direção da escola, havia a preocupação de que isso pudesse prejudicar o desfile, mas a escola entrou com garra e beleza, fazendo um desfile que pode levá-la ao Grupo Especial em 2013.

"O problema com o tripé não prejudicou ou mudou a coreografia da CVomissão de Frente. Foi tudo perfeito", disse o coreógrafo Alexandre Henrique

A agremiação homenageou o Barão de Mauá, interpretado pelo ator Paulo Betti, com o enredo “O sonho de um Brasil moderno”.

Viradouro recebe gritos de "é campeã"

A Unidos do Viradouro, que levou para a Sapucaí o enredo “A vida como ela é, bonitinha, mas ordinária… Assim falou Nelson Rodrigues”, contando a trajetória e a obra do mestre da dramaturgia brasileira, fez um desfile empolgante no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Um dos destaques da escola foi o carro alegórico que representou uma máquina de escrever  e disparou mensagens para o público durante a apresentação.

O público presente no Setor 1 se empolgou com a escola antes mesmo da sua entrada na Marquês de Sapucaí e os primeiros gritos de "é campeã" puderam ser ouvidos. Muitos niteroienses estavam presentes e animaram os componentes, mesmo faltando quase 20 minutos para o início do desfile. Juliana Paes foi ovacionada durante o esquenta e o filho de Nelson Rodrigues, tema do enredo da escola, disse que "o velho (seu pai) merecia essa homenagem".

Juliana Paes: Carnaval é minha cachaça e a Viradouro meu melhor drink

A Viradouro desfilou com 2,6 mil componentes comandados pelo carnavalesco Alexandre Louzada, que preparou todos os carros e várias alas com coreografias.

Veja a galeria de fotos

Acadêmicos de Santa Cruz, que entrou na Avenida logo após a Viradouro e trouxe um enredo sobre o radialista Antônio Carlos, fez um desfile muito bom e já se coloca como uma das candidatas ao título. A comissão de frente foi um dos pontos altos do desfile.

Os desfiles

O desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro começou com o desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, campeã de 2011, iniciou o espetáculo por volta das 21h deste sábado , na Marquês de Sapucaí.

Já a Acadêmicos da Rocinha, segunda escola a entrar na Sapucaí, trouxe a atriz niteroiense Leuzimar Hissa, de 44 anos, abrindo o seu desfile. Leuzimar, que desfila há dez anos e está a quatro na Rocinha, foi escolhida para fazer o papel de sósia da presidente Dilma Rousseff. A escola trouxe o enredo “Vou colocar teu nome na praça”, que narrou a história das praças ao longo de nossa história, e a forma como elas influenciaram as civilizações. A escola teve problemas com alguns carros alegóricos, mas com muita animação por parte dos componentes, que cantaram durante todo o desfile.

A terceira escola a desfilar é a Estácio de Sá, foi para a Avenida com o enredo “Luma de Oliveira: Coração de um país em festa!”.  A musa, que é a grande estrela da escola, foi cumprimentada por várias personalidades do mundo do samba antes do início do desfile, por volta das 23h20.

"É uma noite mágica", disse Luma, que desfilou em um carro alegórico e teve seus filhos também desfilando na escola.

A próxima escola a entrar na Avenida foi a Inocentes de Belford Roxo, que defenderá um enredo em homenagem ao município sul-matogrossense, de Corumbá. Livia Andrade, a super musa da escola, teve um problema com a sua fantasia e foi obrigada a desfilar no chão e não em um carro como estava programado, incidente que não atrapalhou a evolução da escola.

"Fiquei muito machucada durante o desfile, já que faltaram alguns detalhes da fantasia, mas como amo muito a escola, suportei a dor e desfilei com alegria", disse já na dispersão.

Segundo o carnavalesco Wagner Gonçalves, a escola fez um desfile impecavel e agora ele deixa a decisão sobre quem vai subir nas mãos dos jurados.

A Império da Tijuca,  quinta escola a desfilar, pisa na avenida falando de utopias e lugares que povoam o imaginário do homem. A escola entrou na Avenida apresentando fantasias com mais luxo e carros ainda maiores que os da Inocentes de Belford Roxo.

A Império Serrano, penúltima escola da noite, chegou até a Sapucaí prometendo um desfile deslumbrante, e cumpriu. A escola defendou o enredo "Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba" e várias personalidadesdo samba  como Alcione e Mart'náliado desfilaram prestando homenagem a uma das mais importantes dama do samba carioca, que veio no último carro alegórico da escola.

O coreógrafo Carlinhos de Jesus, responsável pela Comissão de Frente, terminou o desfile muito emocionado e disse acreditar na volta da mpério ao grupo especial.

Até as 4h, o posto médico situado na dispersão do Sambódromo contabilizava 242 atendimentos e 4 remoções.

Matéria publicada em 18 de fevereiro de 2012 no Jornal O Fluminense, disponível no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário