Os moradores de Icaraí foram surpreendidos na manhã de domingo com um busto do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, no calçadão da praia. O assunto movimentou as redes sociais e fotos da estátua foram replicadas por vários internautas. Porém na manhã da última segunda-feira, apenas a base sobre a qual foi colocada a peça estava no local. No mesmo dia foi desfeito o mistério. A “homenagem” era resultado de um projeto de alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF).
“A intenção era observar a reação das pessoas e depois transformar a peça numa obra de arte. Mas o busto não durou 24 horas no calçadão”, comenta um dos alunos responsáveis pelo trabalho, lamentando o sumiço da estátua.
A estátua, confeccionada com jornal, depois modelada com argila e, posteriormente, pintada, foi obra de três alunos do 2º e 9º período do curso de Arquitetura para a disciplina “Arte pública no espaço urbano”. Na única identificação que a peça possuía, uma placa com a data de domingo trazia escrita a frase “Em homenagem a quem tanto fez por Niterói em toda a sua trajetória e transformou essa cidade em um caso de amor”.
A estátua foi levada de manhã por desconhecidos e a base despertou a curiosidade de quem passava no local. “Eu folgo aos domingos e nem vi o que tinha ali. Só tem esse troço preto agora”, afirmou a cuidadora de idosos, Maria Clara Magalhães, de 42 anos, referindo-se à base onde estava a escultura.
A Prefeitura de Niterói foi consultada sobre o assunto, mas até o fechamento dessa edição não havia enviado resposta.
Matéria publicada em 31 de julho de 2012 no Jornal O Fluminense, disponível no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário