A Secretaria estadual de Obras informou nesta segunda-feira que o condomínio construído no Viçoso Jardim será entregue na primeira quinzena de agosto às 180 famílias vítimas das chuvas de abril de 2010. Os apartamentos previstos no projeto possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A construção é uma parceria entre os governos estadual e federal.
A entrega estava prevista inicialmente para julho, mas, de acordo com o órgão, houve problemas em relação à ligação de água e energia elétrica dos prédios. Serão beneficiados 140 moradores já selecionados pela Prefeitura, oriundos do Morro do Bumba. Outras 40 unidades serão destinadas a famílias do Morro do Céu, selecionadas pelo Inea, segundo o município.
A Prefeitura de Niterói, através da assessoria de imprensa, informou que os moradores beneficiados foram entrevistados e preencheram critérios analisados por uma comissão, presidida pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Adilson Alves de Souza. Também participaram da comissão representantes da Associação de Moradores do Bumba, da Procuradoria do Município e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A relação dos beneficiados já foi encaminhada ao Ministério Público.
Parte dos desabrigados permanece instalada no 3º BI (Batalhão de Infantaria), em Venda da Cruz, São Gonçalo. “Estamos muito ansiosos pela entrega do condomínio. Afinal, já estamos aqui há dois anos”, disse Leandra Maria de Oliveira, representante dos desabrigados do Bumba, instalados no 3º BI.
A presidente do Centro Pró-Melhoramento do Morro do Bumba e Viçoso Jardim, Valéria Maria de Brito, também aguarda esperançosamente a entrega das chaves.
“A burocracia é necessária. Precisa ser feito da melhor forma possível para que os apartamentos sejam realmente nossos”, afirmou.
Muro – Segundo a presidente do Centro Pró-Melhoramento do Morro do Bumba e Viçoso Jardim, em encontro com os moradores o prefeito Jorge Roberto Silveira teria garantido a construção de um muro nos fundos do condomínio para garantir maior segurança dos moradores.
“Precisamos desse muro. Tanto para impedir que uma pessoa estranha entre no condomínio quanto para impedir que alguma criança suba a encosta e possa se machucar”, comenta Valéria.
A Prefeitura de Niterói foi questionada sobre a construção do muro, mas até o fechamento dessa edição não havia enviado resposta.
Matéria publicada em 30 de julho de 2012 no Jornal O Fluminense, disponível no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário