quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

IPP recebe representantes da Agência Americana de Proteção Ambiental

Representantes da Agência Americana de Proteção Ambiental (Enviromental Protection Agency – EPA) estiveram na sede do Instituto Pereira Passos (IPP), na manhã desta quarta-feira, 25 de fevereiro, para debater o desenvolvimento e andamento do projeto ReciclAção, que tem parceria com o programa Rio+Social.

Estiverem presentes também do encontro representantes da Comlurb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, além da ONG Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS). A reunião é parte da agenda de uma semana, para troca de informações, que membros da EPA fazem ao projeto. A programação contou ainda com visitas técnicas ao Morro dos Prazeres e uma conferência com um grupo da Filadélfia (EUA).


“Um dos desdobramentos do Seminário de Resíduos Sólidos que o IPP realizou junto com a EPA foi a indicação do ReciclAção para uma parceria com a EPA. Hoje, eles já têm uma comunicação direta e o IPP só acompanha. É muito gratificante ver que tanto a EPA, quanto o ReciclAção não medem esforços para que essa parceira dê certo. Essa união tem muito potencial e esse ano devem acontecer coisas bem bacanas”, comentou a Analista de Gestão Institucional do programa Rio+Social, Cíntia Borba.

O projeto ReciclAção vem sendo pensado desde 2012 e foi lançado, oficialmente, em março de 2013. O Seminário “Gestão Participativa de Resíduos nas Comunidades Pacificadas do Rio” foi realizado pelo IPP, em parceira com a EPA nos dias 10 e 11 de julho de 2013, no Museu de Arte do Rio (veja aqui aqui como foi esse encontro).
“Eu já vi programas de reciclagem dos mais variados tamanhos e formatos. Na primeira vez que fui ao Morro dos Prazeres (veja aqui como foi a visita) eu achei que era uma bela e orgulhosa comunidade. 

Nesta segunda vez, eu não pude acreditar no aumento do senso de comunidade e orgulho. A equipe da Comlurb ajudando a comunidade a mantê-la limpa e o quão orgulhoso disso ela (comunidade) estava. Eu acho esse projeto único, o ReciclAção não é um programa de reciclagem apenas, é um programa de desenvolvimento comunitário que fala sobre reciclagem”, disse Mark Lichtenstein, presidente e CEO da Coligação Nacional de Reciclagem dos EUA e Diretor Executivo do Centro da Universidade de Syracuse para Soluções Comunitárias Sustentáveis.

O ReciclAção tem o propósito de ajudar a acabar com riscos socioambientais e realiza atividades de educação ambiental no Morro dos Prazeres. O processo é realizado por meio da criação de um ciclo autossustentável de reciclagem e investimento no desenvolvimento comunitário. O material reciclável entregue pela comunidade na Estação de Coleta, como é chamado o posto, é comprado pelas recicladoras parceiras do projeto. Toda a receita gerada é utilizada para manter a operação, reduzindo o lixo na comunidade e organizando mutirões para melhorar a qualidade de vida na comunidade.

“Nós temos construído um trabalho incrível, realizado com paixão. O IPP e o Rio+Social têm sido grandes parceiros. Assim como eu, a presidente Eduarda La Rocque fala do projeto com muito entusiasmo. As favelas são grandes geradores de resíduos e descarte irregular em encostas que é um grande problema para a cidade”, disse a coordenadora do projeto Zoraide Francisca Gomes, conhecida como Cris dos Prazeres.

Citando os problemas que os acidentes climáticos podem causar nas comunidades, Zoraide comentou que o território de favela era “um ambiente extremamente hostil” que necessitava de atenção especial.

“Quando tem um temporal na cidade há desabamentos nas favelas também. No Morro dos Prazeres já tivemos um saldo de 34 mortos. Então pegamos esse recorte traumático e doloroso e transformamos em uma ação de conscientização, para que as pessoas comecem a perceber o impacto do descarte (de lixo) nas encostas”, declarou.
Cris dos Prazeres revelou que é ela quem cuida para que o lixo descartado pela sua família seja levado para o contêiner que existe na comunidade.

“Eu separo o que posso ou não reciclar, porque eu gosto da ideia de não poluir. E isso é fantástico!”, disse a coordenadora do ReciclAção.

Além do Instituto Pereira Passos e do Rio+Social, apoiam o RecilAção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Secretaria de Estado de Ambiente/Instituto do Meio Ambiente – SEA/Inea e a Agência Americana de Proteção Ambiental. Fazem parte também deste projeto a Brasil Foods (BRF), o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde), a Comlurb, o Equilíbrio Sustentável, o Galera.com, o Grupo Proa, a Latasa Reciclagem, o Recicoleta/Tetra Pak.

- See more at: http://www.riomaissocial.org/2015/02/ipp-recebe-representantes-da-agencia-americana-de-protecao-ambiental/#sthash.BXVWzWQi.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário