Despertar nos jovens a conscientização sobre o verdadeiro significado da inclusão ou a falta que ela faz em uma sociedade é o principal objetivo do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade, uma realização da ONG Escola de Gente, com patrocínio da Petrobras e que tem o programa Rio+Social como um dos parceiros.
O projeto tem neste momento cerca de 50 alunos na Vila Kennedy, na Zona Oeste. Eles estão divididos em duas turmas, uma na Vila Olímpica e outra no Centro Municipal de Saúde Dr. Henrique Monat. Ainda no primeiro semestre desse ano outras turmas serão formadas no Centro do Rio e na Rocinha.
“O Rio+Social e a Escola de Gente já vinham desenvolvendo essa parceria, esse ano os laços serão ainda mais estreitados. A Escola de Gente é a instituição que mais vem se destacando em levar ações inclusivas para os territórios. Não é apenas para ensinar libras, mas para sensibilizar quanto aos direitos, em como você pode se posicionar positivamente quando um direito está sendo violado. Por isso, o projeto se chama ‘Agentes de Promoção’, diz Ana Cristina Gonçalves, Analista de Mobilização e Parcerias do Rio+Social.
“O objetivo do projeto é juntar pessoas com e sem deficiência, para que elas se sintam pertencentes a esse espaço. Queremos que haja convivência boa para todos. Outra coisa importante é poder propiciar que ações locais possam se somar. A coordenadora aqui do Centro Municipal de Saúde aproveitou a aula hoje e disse que vai marcar, com os jovens, palestras sobre DST e Aids, isso é muito bom”, comentou Hércules Soares, Superintendente geral do Escola de Gente e coordenador do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade. Segundo ele, “o grande desafio é levar essa ação para lugares aonde não chegam muitas atividades”.
Mas o que leva os jovens a se inscrever no projeto? Quebrar barreiras para que todos, com ou sem deficiência, possam atuar como cidadãos em seus territórios e comunidades, com pleno conhecimento de seus direitos e de suas potencialidades.
“Sempre tive interesse em atividades inclusivas e quando surgiu essa oportunidade não pensei duas vezes. Nunca um projeto me motivou tanto. Aprender sobre as dificuldades e desafios que eles enfrentam. Eu quero estar incluída (no projeto)”, afirma Bianca Caroline de Oliveira Tavares, 17 anos.
As duas primeiras edições do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade foram vencedoras, em 2011 e 2012, do Edital Novos Brasis, do Instituto Oi Futuro. Agora, esta edição do projeto terá duração de dois anos e conta com o patrocínio da Petrobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário