O morro do Borel recebeu a Ação Casa Branca, desenvolvida pela Associação de Moradores, em parceria com a equipe de campo do Rio+Social, que juntos conseguiram articular inúmeros atores, de instituições públicas, privadas, terceiro setor, academia e voluntários.
O objetivo do evento foi oferecer aos moradores da comunidade da Casa Branca, e todo o Complexo do Borel, serviços e atividades gratuitas na quadra da comunidade. Cerca de 500 pessoas foram beneficiadas pela ação, realizada no dia 18 de abril.
“Superamos nossas expectativas! Conseguimos a presença de órgãos importantes, e muita participação de moradores. Foi um sucesso”, disse Marcelo Pacheco, organizador do evento e secretário da Associação de Moradores do Morro da Casa Branca.
A UniCarioca, em parceria com o Rio+Social, ofereceu consultoria para elaboração de currículos, além de oficinas com orientação para entrevistas de empregos, dicas para empreendedores e abertura de pequenos negócios, além de oficinas para crianças : uma sobre criatividade, outra sobre ética e cidadania, trabalhando a temática da água e do lixo com elas.
“Nós enxergamos o incentivo ao trabalho voluntário como mais uma opção de contribuição social para o desenvolvimento e integração da cidade. A parceria com a Unicarioca está sendo essencial para a potencialização de iniciativas locais, através da oportunidade de participação social nas favelas”, comentou a Analista de Mobilização e Parcerias do Rio+Social, Laís Couto.
O saldo do evento foi muito positivo, inclusive porque atraiu moradores de comunidades próximas, como o Morro da Formiga. “Eles participaram e já pensam em articular ação semelhante na comunidade”, contou o gestor local para Borel, Formiga e Andaraí do Rio+Social, Edson Ribeiro.
O evento contou também com apresentações e aulas de dança e kickboxe. Foram montadas barracas de artesanato e de alimentos; oficina de grafite. A Light fez atendimentos, a Instituição Aluno Presente, compareceu para realização de matrícula na escola.
A ação social também ofereceu assessoria jurídica, mediação de conflitos.
Participaram ainda órgãos públicos como Fundação Leão XIII, Comlurb, Defesa Civil, Subprefeitura da Região e profissionais do Centro Municipal de Saúde da Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário