*Cobertura em conjunto com Ricardo Rigel, Luana Souza, Flávio Oliveira, Luana Dias, e Lívia Neder.
O primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi marcado por muitas cores e problemas na harmonia e evolução de várias escolas. A principal prejudicada foi a Imperatriz Leopoldinense, que pode perder pontos por no quesito Evolução. Não foi incomum ver componentes correndo ao fim do desfile para não estourar o tempo da escola.
Apesar da criatividade dos carnavalescos poucos foram os momentos nos quais o público realmente se empolgou. A sempre favorita Beija-Flor, Portela e a Vila Isabel saem da Sapucaí como favoritas. A Porto da Pedra também fez um bom desfile e pode voltar no desfile das campeãs.
Os desfiles:
O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca começou com a Renascer de Jacarepaguá, que traz o enredo “O Artista da Alegria Dá o Tom na Folia”, que promete uma colorida viagem pelo universo das obras de Romero Brito. A escola entrou na Avenida com muitas cores e foi recebida calorosamente pelo público do Setor 1.
O grande homenageado da escola desfilou no último carro alegórico da agremiação, que fez uma apresentação considerada boa pela maioria do público das arquibancadas.
A Portela, maior vencedora do Carnaval e segunda escola da noite, entrou no Sambódromo tendo como um dos destaques um grupo de dez atabaques que vieram na frente da bateria. O ator Milton Gonçalves foi um dos artistas que participaram do desfile. O enredo “E o povo na rua cantando...É feito uma reza, um ritual”, que fala da Bahia.
A escola também veio bastante colorida, deixando de lado o tradicional azul e branco e com o seu símbolo, a águia, pintada de dourado, onde vieram Paulinho da Viola e a cantora Marisa Monte. A também cantora Daniela Mercury terminou o desfile muito emocionada.
"Foi uma experiência única. Estou aqui para unir o povo e, da mesma maneira que fiz uma homenagem a Bahia no Rio, vou homenagear o Rio no meu trio elétrico na Bahia", disse a artista.
Já o carnavalesco Paulo Menzes disse não estar preocupado com o título.
"Meu dever é trazer para o portelense o prazer de um bom desfile. Quero que os torcedores da escola tenham a sua alegria de volta".
Com uma homenagem ao escritor Jorge Amado, a Imperatriz Leopoldinense trouxe para a Avenida o enredo "Jorge, Amado Jorge". Terceira escola a pisar no Sambódromo, pretende voltar a levantar o título, apesar dos problemas no sétimo carro, onde viriam alguns parentes de Jorge Amado e o cantor Elimar Santos.
O carnavalesco Max Lopes disse que sua intenção era mostrar a importância de Jorge Amado para o Brasil e para a Bahia.
A Rainha de Bateria, a modelo Luiza Brunet, desfilou com uma bela fantasia sendo aplaudida por toda a Marquês de Sapucaí.
Sustos
Defeitos em dois carros alegóricos da escola atrapalharam a entrada de algumas alegorias na Sapucaí. Além disso, duas pessoas passaram mal ainda na concentração das escola e foram levadas para o posto médico da Marquês de Sapucaí. Aparentemente nenhum dos casos foi grave.
Cinco vezes campeã no Rio e quarta escola da noite, a Mocidade Independente de Padre Miguel defende o enredo "Por ti, Portinari: Rompendo a tela, à Realidade", contando a história e a obra do grande pintor brasileiro Cândido Portinari. Comandando a bateria, Andresinho, filho do eterno mestre André, inventor da paradinha no samba do Rio.
Este ano, a Mocidade foi comandada pelo carnavalesco Alexande Louzada, que em 2011 foi campeão no Rio e em São Paulo.
O abre alas teve problemas no meio da Avenida e na Apoteose, dificultando e atrasando um pouco a harmonia da escola. No fim do desfile era possível ver algumas alas em ritmo acelerado para que a escola não estourassse o tempo.
A Porto da Pedra, quinta escola da noite, entrou na Avenida por volta das 3 horas com o enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida” e 3,8 mil componentes, contando a história do iogurte. O ator Marcelo Serrado, destaque do sexo carro da escola e que representa Isaac Carasso, o inventor do iogurte.
"É uma responsabilidade muito grande e espero dar sorte nessa busca pelo primeiro título da Porto da Pedra", disse o ator.
Uma das apostas da Porto da Pedra foi o casal de mestre sala e porta bandeiras, que desfilaram com fantasias de tigres, símbolo da escola.
A Beija-Flor, atual campeã, entrou na avenida para defender o seu título com o enredo "São Luís - O poema encantado do Maranhão". A escola de Nilópolis foi a penúltima a entrar no Sambódromo, puxada pelo intérprete Neguinho da Beija-Flor.
Com muitas cores e belos carros e fantasias ricas, a Beija-Flor recebeu, logo no início do desfile, os gritos de "é campeão", principalmente quando passou o carro relembrando o carnavalesco Joãozinho Trinta.
A cantora Alcione, mangueirense declarada, também participou do desfile da rival Beija-Flor.
"Estou muito feliz e orgulhosa com essa homenagem ao meu estado. De alguma forma eu também me sinto homenageada", disse a sambista, que confirmou presença no desfile da Mangueira, nesta segunda-feira.
"Você samba lá... Que eu sambo cá! O canto livre de Angola" foi o enredo que a Unidos de Vila Isabel, última escola a entrar na Passarela do Samba no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial vai apresentar ao público e aos jurados. O desfile da Vila acabou já com o sol iluminando a Cidade Maravilhosa.
A escola chegou apoiada por um ótimo samba enredo, muita criatividade nas fantasias e aposta na emoção ao homenagear seu mais ilustre componente, o sambista Martinho da Vila, que desfila no último carro. Faixas e cartazes foram mostrados por torcedores dos setores populares assim que a Vila entrou na Marquês de Sapucaí.
Outro trunfo da escola foi a Rainha de Bateria Sabrina Sato, que veste uma fantasia com dois tigres nos ombros, confeccionada em material sintético e que demorou dois meses para ser produzida.
No fim, a Vila Isabel, que manteve o públco nas arquibancadas até o fim da sua apresentação, por volta das 7 h, deixou a certeza de que merce mais do que o quarto lugar que tirou nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário